Coxoplastia é a cirurgia plástica da coxa que ajuda na flacidez e excesso de pele das coxas, mais usualmente na parte interna da coxa. É mais indicada em pacientes com grandes mudanças no peso e com o envelhecimento natural das décadas de vida.
Dependendo do caso, sim. Mas para ser usada isoladamente, precisa ter pouca gordura localizada e pouco excesso de pele, além de boa retração de pele para se ter melhor resultado.
Caso contrário, será necessário complementar com dermolipectomia crural ou remover o excesso de pele pendente que pode se acumular na face interna da coxa.
Devido à grande perda de peso, muitos pacientes ex-obesos acabam tendo excesso de pele e gordura na parte interna e externa das coxas.
Para melhorar o contorno corporal, existem procedimentos como o Lower Body Lift que é associado com a abdominoplastia (circunferencial ou não). As coxas podem necessitar de atenção cirúrgica especial.
Não se tem opinião de consenso. Dr. Wulkan considera que a coxoplastia é um procedimento estético funcional pois pode ajudar na beleza das coxas e na higienização e conforto do paciente que não vai mais ter a pele pendente entre as duas coxas.
Cada paciente é avaliado de maneira individualizada para se propor o melhor tratamento possível. O tamanho da cicatriz vai variar conforme o grau da deformidade.
Sob anestesia geral ou peridural com sedação, usualmente associamos a lipoaspiração (exceto quando não existe absolutamente nada de gordura no local para ser aspirado).
Faz-se incisão para que a cicatriz fique o máximo possível escondida dentro da coxa e a extensão da mesma pode ser curta ou até o joelho.
Pode-se optar pelo uso de drenos.
São usados pontos internos e pode-se usar pontos externos com ou sem cola cirúrgica.
Sim. Existe um limite de segurança de quanto de pele podemos retirar. Além da cirurgia, pode ser indicado o uso de Bioestimuladores como ácido polilático, entre outros, além de tecnologia de Microagulhamento robótico e laser para a cicatriz.
Após a cirurgia, é importantíssimo não fumar (e também não fumar por pelo menos 45 dias antes da cirurgia). Isso aumenta muito o risco de abertura dos pontos e infecção.
Importante manter o local com boa higienização e seco. A parte operada fica inchada e pode ficar roxa por dias/semanas. Deve-se usar a malha cirúrgica pelo tempo determinado.
No pós operatório não é momento de dieta para se perder peso. Deve-se inclusive ter dieta rica em proteínas para facilitar a cicatrização do local. Estar alerta a intercorrências como infecção, trombose, sangramento, seroma para notificar o Dr. Wulkan.
As sessões de drenagem linfática são importantíssimas e devem ser feitas com profissional habilitado iniciando, se possível, após 48 horas da cirurgia.
Índice Introdução Compreendendo a Rinosseptoplastia Funcional Anatomia do Septo Nasal e Fisiologia da Respiração Indicações…
Índice Introdução Cuidados Pós-Operatórios e Recomendações Médicas O Período Crítico de Recuperação Técnicas Adequadas para…
Índice Introdução Entendendo a Fibrose Pós-Rinoplastia Causas da Fibrose no Nariz Após a Cirurgia Diferença…
Índice Introdução Compreendendo a Rinoplastia O que é a Rinoplastia? Quando é Indicada? Quanto Custa…
Índice Introdução Com Quantos Anos se Pode Fazer Rinoplastia? Desenvolvimento Físico e Maturidade Emocional Avaliação…
Índice Introdução Aspectos Fundamentais da Rinoplastia Os Principais Tipos de Cirurgias Plásticas no Nariz Avaliação…