,

Harmonização facial: o que é, como é feito e quem pode fazer

Harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos não cirúrgicos que promovem alteração no formato e volume da face, tentando melhorar a beleza do rosto.

São feitas várias técnicas para melhorar o aspecto indesejado do rosto:

  • Preenchimento com ácido hialurônico: o preenchimento é usado em diversas áreas da face, conforme a necessidade, podendo ser aplicado na maçãs do rosto, queixo, face, olheira, linhas de expressão, lábios, bigode chines;
  • Toxina botulínica (ex: botox): aplicação de botox ameniza as rugas dinâmicas que são aquelas que surgem quando se movimenta os músculos da face;
  • Bioestimuladores: melhoram a qualidade da pele e estimulam a produção de colágeno;
  • Fios de sustentação: visam tracionar a pele e estruturas flácidas para melhorar o contorno facial;
  • Microagulhamento robótico: pode ser feito em conjunto para melhorar a qualidade da pele;
  • Peeling: existem vários tipos de peelings para rejuvenescer a pele.

Veja também: O que é ácido hialurônico?

Qual a grande novidade para harmonização facial?

O uso de gordura da própria paciente que é tratada e reaplicada pode ser uma grande mudança na harmonização facial.

Estudos indicam que existem células tronco e substâncias nas células de gordura que ajudam muito no volume e qualidade da beleza da pele. Além de que usando o próprio tecido do paciente, a chance de rejeição é praticamente nula.

Existem técnicas diferentes para uso de terapia celular gordurosa, tais como lipoenxertia de macrofat, microfat e nanofat, além de microneedling que pode potencializar ainda mais o resultado.

Quem pode fazer harmonização facial?

A harmonização facial pode ser feita por todas as pessoas que desejam ter alteração na face no que se refere a volume e formato. No entanto, não é por que se pode fazer que deve ser feito…

Sendo um procedimento estético com potencial de mudar muito uma pessoa, a paciente deve ser avaliada individualmente para o profissional habilitado e não por uma pessoa que está ávida por injetar um “monte de material” pois aprendeu num final de semana ou simplesmente para ganho financeiro.

Observamos nas mídias sociais diversos casos de desastres e estigmas que nitidamente ocorreram 2 erros: a paciente não soube se expressar direito qual era seu desejo e/ou a pessoa que realizou a harmonização facial simplesmente não seguiu técnicas apropriadas e nem o bom senso estético. Daí o termo recente que é pejorativo para esses casos de resultado ruim: desarmonizarão facial. Com certeza você não deseja isso, certo?

Por que as vezes o resultado da harmonização facial fica feio?

O principal motivo para um resultado ruim consiste na aplicação de produtos sem uma abordagem individualizada. Sendo um procedimento estético não cirúrgico, existem muitos “cursos” ministrados por pessoas desqualificadas, muitas vezes com carga horária baixa (ex: 1-2 finas de semana) e por não médicos; tudo isso conspira para algo não favorável aumentando consideravelmente os riscos para a paciente.

Pessoas que não tem real experiencia para realizar a harmonização facial comumente erram no volume de produtos (colocam muito e o rosto fica muito exagerado) assim como em locais errados (ex: existem produtos que devem ser exclusivamente colocados em estruturas profundas da face e outros mais superficiais).

Além disso, a exposição nas mídias sociais não torna um “injetor” apto para todos os casos.

Quanto tempo dura a harmonização facial?

O procedimento da harmonização no consultório costuma ser relativamente rápido, em torno de 20-45 minutos. Mas é importante fazer um preparo adequado da paciente e com grande rigor na assepsia para minimizar infecção.

A duração do resultado da harmonização facial depende do tempo de absorção de cada produto utilizado. Isso, se estamos falando em produtos absorvíveis, mas sabemos que alguns aplicam produtos que não vão ser absorvidos e isso pode causar malefícios a curto/longo prazo.

Qual idade mínima e máxima para se fazer harmonização?

Não tem estabelecido uma idade mínima para se fazer a harmonização facial. O profissional habilitado deve seguir o bom senso e ética. É claro que não é devido aplicar descontroladamente produtos em crianças abaixo de 15 anos ou idosos acima de 80 anos.

Tudo é questão de examinar cuidadosamente a paciente, entender a necessidade real, estimar o mínimo necessário de intervenção. Começar aos poucos a mudança dá uma ideia do tipo de resultado que podemos obter.

Por exemplo, num primeiro momento, apenas um realce no lábio de maneira a hidratá-lo e não “volumizar”; aí aguardamos 1 mês e reavaliamos. Gostou? Ficou natural? Podemos eventualmente fazer mais um pouco em alguma área, tal como no queixo e assim por diante. Com cuidado, respeito e dedicação para as jovens e maduras pacientes que desejam procedimentos de fins estéticos.

Como é a recuperação da harmonização facial?

Dependendo do que se faz, costuma ser bem tranquilo e praticamente indolor. Eventualmente, pela presença de muitos vasos sanguíneos na face, é possível que ocorra rouxidão local mas que possa ser disfarçada com maquiagem.

Pode ocorrer inchaço de quantidade variável conforme a técnica usada e pela própria característica de cada paciente. O inchaço costuma ceder ao longo dos dias.

Quanto custa para se fazer harmonização?

Quando desejamos realizar a harmonização facial devemos saber que o valor para essa mudança pretendida pode variar muito. Os motivos principais são:

  • Qualidade do produto usado
  • Quantidade do produto usado
  • Expertise e currículo do médico que aplica x injetor não médico
  • Associação de técnicas (ex: botox, fios, peeling, Microagulhamento robótico, Morpheus, laser, etc)
  • Ter ou não anestesia com sedação consciente

Harmonização facial dói?

Existem maneiras para tornar o procedimento bem mais tranquilo. Quando aplicamos anestesia com cremes e mesmo bloqueios, o conjunto de procedimentos estéticos fica mais tranquilo.

A maneira mais moderna para tornar o procedimento realmente uma melhor experiência é a associação de cremes, bloqueios e sedação consciente.

A sedação consciente tem se mostrado extremamente eficaz e, tal como o nome indica, a paciente fica totalmente acordada, mas estando numa situação como se focasse em alguma outra coisa e não no momento em si. Muitas pacientes relatam até mesmo um bem-estar!

Harmonização para o contorno da mandíbula

É possível que a harmonização foque apenas na mandíbula. Aqui o cuidado deve ser para aplicação do produto correto e com técnica apurada de maneira profunda.

Harmonização para queixo e maçãs do rosto

A harmonização facial no queixo e maçãs do rosto segue técnica parecida da mandíbula, mas o cuidado deve ser ainda maior na maçã para não deixar o aspecto túrgido e falso.

Observamos muitas celebridades com um exagero de produto nessas áreas, tornando-as inclusive pouco móveis e facilmente percebido por todos que a conhecem. Por isso, deve ser aplicada por médico com conhecimento e experiencia.

Como é harmonização facial no homem?

Para o homem moderno, a harmonização facial é feita de acordo com suas particularidades individuais e sem senso de estética. Por exemplo, por muito tempo observamos uma fábrica de rostos masculinos todos iguais: queixos proeminentes, ângulo da mandíbula saltando, maçã do rosto pulando para fora…

Isso se tornou motivo de piada entre celebridades e não é mais aceito pelo homem que quer se sentir melhor e respeitado.

A maneira mais adequada é ser sutil nas mudanças e mostrando durante o procedimento o resultado parcial adquirido; compartilhar essa experiencia com o homem e não apenas mostrar o resultado. Isso ajuda muito a guiar o profissional para acertar o desejo específico do homem.

Harmonização full face

A harmonização facial full face é um tratamento global da face e não apenas pontual. Envolve uma mudança no volume e formato do rosto e a tendência atual é ser o mais discreto possível, mantendo a naturalidade.

Para isso, usamos uma série de protocolos de tratamentos de maneira individualizada, respeitando a anatomia de cada paciente.

Podemos reverter uma harmonização facial se der errado?

Dependendo do tipo de produto que foi aplicado, tipos de fios, toxinas, podemos reverter parcialmente ou totalmente.

Por esse motivo, sempre preconizamos produtos absorvíveis. Na eventualidade de ocorrer intercorrências graves como necrose, aí o tratamento será reconstrutivo e muitas vezes com cirurgia plástica envolvida e, nesses casos, não será possível ficar exatamente igual tal como era antes do procedimento.

Qual a diferença da harmonização para o MD Codes?

O MD Codes foi criado por um cirurgião plástico brasileiro e já tem um seguimento muito seguro das técnicas.

Tem alta complexidade e é necessário ter completo conhecimento da anatomia facial e dos produtos a serem usados para se ter um resultado superior.

MD Codes é uma técnica de harmonização facial exclusiva para médicos cirurgiões plásticos e dermatologistas.

Quem é o melhor profissional para se fazer harmonização facial?

Vimos acima muitos detalhes sobre a harmonização facial. Vivemos num país que as leis não estão em favor do paciente, tornando-o alvo fácil de pessoas que se autointitulam profissionais ou referencias em harmonização facial.

Consideramos importante o fato de o paciente escolher bem seu real profissional para ajudar nesse momento tão importante de sua vida. Afinal, você prefere passar por um momento maravilhoso com uma mudança tão desejada ou ter resultados exagerados incluindo possíveis complicações feitas por pessoas que não saberão tratá-las?

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *