Cirurgias de Mama

Mamoplastia de aumento: Cirurgia de aumento das mamas

A mamoplastia de aumento é uma cirurgia plástica que utiliza implante de silicone para aumentar o tamanho das mamas. É uma das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo e os cirurgiões da Sociedada Brasileira de Cirurgia Plástica realizam essa cirurgia com muita frequência no Brasil.

Tipo de anestesia para prótese de silicone

A cirurgia pode ser feita com anestesia local e sedação ou apenas cirurgia geral. Atualmente pode ser feito um bloqueio auxiliar para melhorar o conforto no pós operatório.

Como é a recuperação da mamoplastia de aumento?

Atualmente, a recuperação tem sido mais rápida do que se comparado às técnicas de 10-20 anos. Observamos que, dependendo do tipo de trabalho e atividade, com poucos dias a paciente vai voltando aos seus hábitos de vida pre-cirurgia.

Mas isso depende muito de como foi a cirurgia, tipo de trabalho/atividades e portanto, varia para cada paciente.

Com base nas técnicas descritas pelo cirurgia americano Tebbets e com um seguimento/follow up de muitos anos, a metodologia usada consegue diminuir o desconforto no pós operatório. Mesmo assim, será necessário tomar remédios tais como antibióticos, antiinflamatorios, analgésicos. Também deverá ser usado sutien cirurgico pelo tempo recomendado pelo cirurgião plástico.

Quanto custa a mamoplastia de aumento?

O valor depende muito da complexidade do caso. Na maioria dos casos não basta apenas “colocar” a prótese. Por esse motivo, a consulta médica é indispensável para poder atender você com toda atenção e individualizar seu tratamento e então mostrar o valor de investimento para essa mudança tão desejada por tantas mulheres.

Quanto custa a prótese de silicone?

As próteses de silicone tem o valor conforme a marca escolhida, modelo (formato) e tecnologia de superfície. Após consulta médica, a melhor opção para seu caso será apresentada juntamente com o valor estimado da prótese de silicone.

Quanto tempo dura a cirurgia de aumento das mamas?

O tempo médio é de aproximadamente 1 hora. Pode ser mais conforme a complexidade do caso, tempo que a paciente acorda da anestesia (algumas pacientes são mais sensíveis e “dorminhocas”). Pode varia o tempo conforme se o implante é colocado na frente ou atras do músculo também. Os resultados da cirurgia já começam a aparecer nas primeiras semanas, embora a mama ainda esteja inchada.

O que vou precisar depois da mamoplastia de aumento?

O pós operatório correto é fundamental para você ter um bom resultado. No primeiro mês, a cicatrização ainda é muito recente e, por isso, tudo deve ser feito com muito cuidado.

Devemos carregar apenas o peso que o Dr. Wulkan autoriza no seu caso. Evite animais por perto (risco de infecção) e carregar crianças pequenas (podem traumatizar a mama).

As drenagens linfáticas ajudam muito para a diminuição do inchaço, bem estar e termos o resultado mais rápido. É indicada usualmente a partir do terceiro dia.

É necessário o uso do soutien cirúrgico pelo tempo indicado para seu caso, usualmente 6-8 semanas no mínimo. Tome os remédios prescritos na quantidade e frequência recomendada.

Alimentação leve nos primeiros dias, atentando-se para ingerir proteínas (carne, frango, etc) e evitar leite e derivados. Muito liquido manter a boa hidratação.

Posso engravidar usando prótese de silicone?

Sim, não vai atrapalhar a gravidez e nem sua amamentação no futuro. Caso engravide, após a amamentação pode ocorrer mudança nas mamas e, eventualmente, pode ser necessário algum retoque cirúrgico. Mas isso depende muito de cada caso.

Mamoplastia de aumento melhora peito caído com silicone?

Depende. Pequenas quedas com pele de boa elasticidade podem responder bem à prótese de silicone. Grandes quedas de mama com estrias e excesso de pele necessitam de mastopexia para remodelar os tecidos mamários e ressecar o excesso de pele. Nesse caso, o lifting dos seios é feito com prótese de silicone para dar mais sustentação e aumento das mamas.

Qual idade mínima para se colocar implante de silicone?

À rigor não existe uma idade mínima pois toda paciente precisa ser examinada e verificar se as mamas já estão plenamente formadas. Usualmente, após 2 anos da primeira menstruação, as mamas já podem ter seu desenvolvido pleno, mas na consulta isso deve ser conversado. É um procedimento que a mulher deve desejar para se sentir melhor consiga mesma e não por modismos ou sugestões de outras pessoas.

Como será a consulta para prótese de silicone?

A consulta deve ser muito detalhada, sabendo todo histórico médico de cirurgias, medicações e doenças. Historico familiar e avaliações psicológicas pregressas também são pertinentes ao cirurgião plástico.

As mamas serão examinadas e observar-se-ão assimetrias (isso é normal para toda mulher), medidas, formatos e tamanhos distintos. A posição das aréolas e elasticidade da pele será observada. Analise se ocorre saída de leite ou secreção dos mamilis.

Na consulta, o que mais importa será a sinceridade da paciente expondo suas intenções e expectativas. Assim, numa conversa franca, a relação médico paciente se torna tranquila e positiva para te ajudar na melhor maneira possível.

Fotos poderão ser feitas para análise em computador. O uso de moldes ajuda na decião de tamanho e formato da futura mama. Existem ainda programas de computadores que podem auxiliar na decisão, lembrando que não são 100% precisos.

No termino da consulta, serão solicitados os exames pré-operatórios.

Como escolher a prótese de silicone para mamoplastia de aumento?

Durante a primeira consulta, tudo assinalado acima será feito. No retorno com os exames, o tamanho escolhido será revisado.

O paciente vai escolher em conjunto com o cirurgião plástico:

  • Tamanho da prótese
  • Formato do implante de silicone
  • Tipo de gel
  • Marca da fabricante
  • Local para inserir o implante
  • Perfil da prótese
  • Base e projeção do implante

Importante lembrar que durante a cirurgia, um plano operatório pode se modificar conforme a complexidade do caso. Na consulta pode ter sido optada técnica na frente ou atras do musculo peitoral. Existe ainda a técnica dual-plane, entre outras. Lipoenxertia pode ser associada para ajudar nas linhas de clivagem, especialmente na parte superior e do meio da mama.

Resultado final da mamoplastia de aumento com prótese de silicone

O resultado final da mamoplastia de aumento ocorre ao redor de 1 ano, mas com 3 meses já podemos ter grande parte do resultado pois a maior parte do inchaço já regrediu. Importante seguir em acompanhamento com o cirurgião plástico ou mastologista para verificar se a prótese está sadia ao longo dos anos.

Não tem consenso sobre quando a troca deve ser feita, mas usualmente entre 8-10 anos costuma ser um período aceitável.

Dr. Marcelo Wulkan

Médico cirurgião plástico com doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Recent Posts

Rinomodelação: procedimento não cirurgico para modelar o nariz

Rinomodelação é um procedimento não cirurgico para alterar o formato do nariz utilizando produtos que…

1 ano ago

Cinta modeladora funciona?

A cinta modeladora é um tecido com certa força e resistência projetada para ajudar a…

1 ano ago

Como tirar manchas do rosto: dicas para remover manchas

Tirar manchas do rosto é uma preocupação comum para muitas pessoas porque além do aspecto…

1 ano ago

Rinoplastia: tudo sobre a cirurgia plástica no nariz

Se você não gosta do seu nariz, a rinoplastia pode ser a solução. Neste artigo,…

1 ano ago

Isotretinoína (Roacutan) no pós-operatório de rinoplastia

O Roacutan (isotretinoína) é um medicamento comumente utilizado para tratamento da acne, especialmente casos graves…

2 anos ago

Tipos de próteses de silicone: cônico, redondo, anatômico (gota)

Quando falamos de implante de silicone para a mamoplastia de aumento, percebemos que é comum…

2 anos ago