Ginecomastia é a formação de mamas nos homens. Normalmente, o homem pode apresentar um ligeiro aumento da mama, mas o aumento indesejado pode ocorrer tanto pelo componente das glândulas mamárias, do tecido gorduroso (acúmulo de gordura) ou por ambos.

Ginecomastia pode causar dor?

A maioria dos casos não causa dor. Quando se observa um nódulo duro em baixo da aréola que começa a crescer, nesses casos pode causar um desconforto médio e até sensibilidade ao toque ou da camisa ao tocar na aréola. Essa sensação é muito individualizada.

Verdade que ginecomastia ocorre mais nos homens gordos?

Sim. O motivo é que o acúmulo de gordura produz enzimas que facilitam a conversão do hormônio masculino testosterona em hormônio feminino estrógeno.

Não quero operar. Posso eliminar as mamas só com exercícios e emagrecimento?

Depende. Nem sempre as mamas são formadas só tecido excessivo de gordura. Exercícios do peitoral, somado ao efeito de anabolizantes como observamos nos fisiculturistas, podem deixar as mamas ainda maiores. Precisamos avaliar qual o tipo da sua mama: predominantemente gorduroso, glandular ou misto.

Ginecomastia é uma doença grave?

Felizmente, não. A ocorrência de câncer de mama em homens é raríssima. Observamos que pode ocorrer um abalo emocional, insegurança no convívio social, especialmente na adolescência. Por isso, entendemos que ajudar com o incomodo para ajudar na auto-estima do homem com mamas.

Quais as causas da ginecomastia?

A cirurgia de ginecomastia deve ser indicada conforme o estado físico e pela causa do aumento do tecido glandular e /ou tecido gorduroso ao redor do mamilo e aréola.

Por curiosidade, no recém nascido pode ocorrer ginecomastia como reação do estrogênio da mãe.

As principais causas de ginecomastia são:

• Hipertireoidismo
  • Insuficiência renal
  • Doenças do fígado
  • Uso de hormônio feminino
  • Quimioterapia
  • Radiação nos testículos e uso de hormônios pra tratar câncer de próstata
  • Uso de esteróides e anabolizantes
  • Maconha
  • Álcool
  • Aumento do peso
  • Idosos podem ter níveis baixos de testosterona
  • Adolescentes podem ter um desequilíbrio hormonal passageiro
  • Idiopático (sem causa aparente; é a mais comum)

Como sei se tenho ginecomastia?

No exame físico vamos avaliar as mamas se estão normais ou alteradas. É necessário realizar exames de imagem (ultra som e/ou mamografia) e exames clínicos laboratoriais (dosagem de hormônios), além de avaliar os testículos, fígado e rim/supra renal.

Ginecomastia que é resultado do uso de drogas melhora se parar o uso delas?

Dependendo do caso, sim. Mas quando o tecido glandular mamário já estiver muito grande, dificilmente vai regredir ou melhorar sem a cirurgia de ginecomastia.

Por que ocorre ginecomastia nos idosos?

Na andropausa, ocorrem muitas mudanças no corpo masculino. Observamos grande perda muscular e aumenta a gordura acumulada.

Os testículos produzem menos testosterona. Com isso, o estrógeno fica mais evidente e facilita a ocorrência da ginecomastia.

Mamas nos adolescentes podem regredir sem cirurgia? O que fazer?

Sim. Como ocorre um aumento transitório de estradiol, o aumento da mama pode surgir no adolescente. Aguardamos a melhora entre 1 e 2 anos. Pode perdurar por mais tempo em uma ou nas duas mamas.

Visto isso, o correto é aguardar a resolução espontânea por 2 anos. Entendemos que as mamas podem ser causas de bullying e causar problemas psicológicos.

Nesses casos, acompanhamento com psicólogo e nutricionista podem ser benéficos. Endocrinologistas podem indicar medicamentos.

Em casos selecionados como macroginecomastia, a cirurgia poderá auxiliar.

Quais são os tipos e graus de ginecomastia?

• Tipo fibroso: ocorre mais comumente após um ano de duração. Decorre de alteração do tecido mamário já instalado com fibrose.
  • Tipo florido: quando a formação dos tecidos mamários está ativa. Dura geralmente menos de 4 meses.
  • Tipo intermediário: forma mista dos anteriores. Ocorre entre 5-12 meses.

Os graus da ginecomastia podem ser:

• Grau 1: Aumento discreto das mamas sem excesso de pele.
  • Grau 2 (A e B): Grau 2A tem mamas maiores entre 250-500g. Grau 2B é o mesmo com excesso de pele.
  • Grau 3: Mais de 500 g de tecido mamário e possui queda da mama (ptose mamária). Muita sobra de pele

Como tratar a ginecomastia?

A ginecomastia pode acometer até 40% dos homens. Mas nem todos precisam de tratamento, por isso é necessário ser avaliado em consulta médica.

Remédios podem ajudar em alguns casos, especialmente em estágios iniciais e sem grande aumento.

Lembrar que na adolescência, pode ocorrer regressão espontânea e devemos esperar.

Se for feita a cirurgia, em 30 dias ou menos, você já vai observar grande melhora do aspecto indesejado.

O apoio de amigos e familiares é muito importante pois grande parte do desconforto emocional precisa de amparo psicológico de pessoas queridas.

Como é a cirurgia de ginecomastia?

Após você passar por exame clinico e visto qual o seu grau de ginecomastia, o Dr. Wulkan vai te explicar sobre a técnica a ser usada.

Casos com apenas pouca gordura, a lipoescultura pode ser suficiente.

Fases 1 e 2A com glândula mamaria podem se beneficiar com incisão ao redor da aréola (incisão periareolar inferior de Webster) para a retirada da glândula.

Fase 2B com quantidade moderada de glândula e sobra de pele, pode ser feita pela mesma incisão de Webster com ou sem incisão complementar para retirada de pele.

Fase 3 precisa de grande retirada de pele (ex: pacientes com grande perda de peso). Para isso, podem resultar cicatrizes ao redor da aréola e no sulco de pele inframamário (no tórax).

A anestesia pode ser local com sedação ou geral. A cirurgia dura entre 1 e 3 horas, aproximadamente.

O pós operatório da ginecomastia é doloroso?

Geralmente, o pós operatório é pouco doloroso e cede muito bem para analgésicos e anti-inflamatórios.

Na maioria dos casos, o paciente vai utilizar uma cinta compressiva nas mamas por algumas semanas para minimizar a chance de sangramento (hematoma) e ajudar a manter o formato do novo tórax.

O processo de cicatrização da mama demora entre 6 a 12 meses e, ao longo desse tempo, as cicatrizes vão se tornando menos visíveis. Protocolos de tratamento com laser e outras tecnologias podem auxiliar na qualidade das cicatrizes. Cicatriz queloide ou hipetrófica depende de cada individuo pois é uma condição pessoal.

Se o paciente tiver uma evolução favorável e nenhuma contraindicação, poderá retornar a atividades físicas de media intensidade como musculação leve e bicicleta com 30 dias de cirurgia. Decorridos 2 meses, a vida será praticamente normal, conforme cada caso.

O resultado da cirurgia de ginecomastia é definitivo?

Se o paciente mantiver hábitos de vida saudáveis, sem flutuação de peso e sem nada que estimule o novo crescimento da mama (tanto do ponto de vista gorduroso quanto glandular), o resultado tende a se manter por muito tempo.

0 respostas