Ginecomastia é a formação de mamas nos homens. Normalmente, o homem pode apresentar um ligeiro aumento da mama, mas o aumento indesejado pode ocorrer tanto pelo componente das glândulas mamárias, do tecido gorduroso (acúmulo de gordura) ou por ambos.
A maioria dos casos não causa dor. Quando se observa um nódulo duro em baixo da aréola que começa a crescer, nesses casos pode causar um desconforto médio e até sensibilidade ao toque ou da camisa ao tocar na aréola. Essa sensação é muito individualizada.
Sim. O motivo é que o acúmulo de gordura produz enzimas que facilitam a conversão do hormônio masculino testosterona em hormônio feminino estrógeno.
Depende. Nem sempre as mamas são formadas só tecido excessivo de gordura. Exercícios do peitoral, somado ao efeito de anabolizantes como observamos nos fisiculturistas, podem deixar as mamas ainda maiores. Precisamos avaliar qual o tipo da sua mama: predominantemente gorduroso, glandular ou misto.
Felizmente, não. A ocorrência de câncer de mama em homens é raríssima. Observamos que pode ocorrer um abalo emocional, insegurança no convívio social, especialmente na adolescência. Por isso, entendemos que ajudar com o incomodo para ajudar na auto-estima do homem com mamas.
A cirurgia de ginecomastia deve ser indicada conforme o estado físico e pela causa do aumento do tecido glandular e /ou tecido gorduroso ao redor do mamilo e aréola.
Por curiosidade, no recém nascido pode ocorrer ginecomastia como reação do estrogênio da mãe.
As principais causas de ginecomastia são:
No exame físico vamos avaliar as mamas se estão normais ou alteradas. É necessário realizar exames de imagem (ultra som e/ou mamografia) e exames clínicos laboratoriais (dosagem de hormônios), além de avaliar os testículos, fígado e rim/supra renal.
Dependendo do caso, sim. Mas quando o tecido glandular mamário já estiver muito grande, dificilmente vai regredir ou melhorar sem a cirurgia de ginecomastia.
Na andropausa, ocorrem muitas mudanças no corpo masculino. Observamos grande perda muscular e aumenta a gordura acumulada.
Os testículos produzem menos testosterona. Com isso, o estrógeno fica mais evidente e facilita a ocorrência da ginecomastia.
Sim. Como ocorre um aumento transitório de estradiol, o aumento da mama pode surgir no adolescente. Aguardamos a melhora entre 1 e 2 anos. Pode perdurar por mais tempo em uma ou nas duas mamas.
Visto isso, o correto é aguardar a resolução espontânea por 2 anos. Entendemos que as mamas podem ser causas de bullying e causar problemas psicológicos.
Nesses casos, acompanhamento com psicólogo e nutricionista podem ser benéficos. Endocrinologistas podem indicar medicamentos.
Em casos selecionados como macroginecomastia, a cirurgia poderá auxiliar.
Os graus da ginecomastia podem ser:
A ginecomastia pode acometer até 40% dos homens. Mas nem todos precisam de tratamento, por isso é necessário ser avaliado em consulta médica.
Remédios podem ajudar em alguns casos, especialmente em estágios iniciais e sem grande aumento.
Lembrar que na adolescência, pode ocorrer regressão espontânea e devemos esperar.
Se for feita a cirurgia, em 30 dias ou menos, você já vai observar grande melhora do aspecto indesejado.
O apoio de amigos e familiares é muito importante pois grande parte do desconforto emocional precisa de amparo psicológico de pessoas queridas.
Após você passar por exame clinico e visto qual o seu grau de ginecomastia, o Dr. Wulkan vai te explicar sobre a técnica a ser usada.
Casos com apenas pouca gordura, a lipoescultura pode ser suficiente.
Fases 1 e 2A com glândula mamaria podem se beneficiar com incisão ao redor da aréola (incisão periareolar inferior de Webster) para a retirada da glândula.
Fase 2B com quantidade moderada de glândula e sobra de pele, pode ser feita pela mesma incisão de Webster com ou sem incisão complementar para retirada de pele.
Fase 3 precisa de grande retirada de pele (ex: pacientes com grande perda de peso). Para isso, podem resultar cicatrizes ao redor da aréola e no sulco de pele inframamário (no tórax).
A anestesia pode ser local com sedação ou geral. A cirurgia dura entre 1 e 3 horas, aproximadamente.
Geralmente, o pós operatório é pouco doloroso e cede muito bem para analgésicos e anti-inflamatórios.
Na maioria dos casos, o paciente vai utilizar uma cinta compressiva nas mamas por algumas semanas para minimizar a chance de sangramento (hematoma) e ajudar a manter o formato do novo tórax.
O processo de cicatrização da mama demora entre 6 a 12 meses e, ao longo desse tempo, as cicatrizes vão se tornando menos visíveis. Protocolos de tratamento com laser e outras tecnologias podem auxiliar na qualidade das cicatrizes. Cicatriz queloide ou hipetrófica depende de cada individuo pois é uma condição pessoal.
Se o paciente tiver uma evolução favorável e nenhuma contraindicação, poderá retornar a atividades físicas de media intensidade como musculação leve e bicicleta com 30 dias de cirurgia. Decorridos 2 meses, a vida será praticamente normal, conforme cada caso.
Se o paciente mantiver hábitos de vida saudáveis, sem flutuação de peso e sem nada que estimule o novo crescimento da mama (tanto do ponto de vista gorduroso quanto glandular), o resultado tende a se manter por muito tempo.
Rinomodelação é um procedimento não cirurgico para alterar o formato do nariz utilizando produtos que…
A cinta modeladora é um tecido com certa força e resistência projetada para ajudar a…
Tirar manchas do rosto é uma preocupação comum para muitas pessoas porque além do aspecto…
Se você não gosta do seu nariz, a rinoplastia pode ser a solução. Neste artigo,…
O Roacutan (isotretinoína) é um medicamento comumente utilizado para tratamento da acne, especialmente casos graves…
Quando falamos de implante de silicone para a mamoplastia de aumento, percebemos que é comum…